Chá de Cozinha (Lembrancinhas/Brindes/Decoração/Dicas de Brincadeiras)

Olá… 🙂 Keep Calm and minha irmã Vanessa vai casar…kkk

E eu como “Madrinha” organizei o chá de cozinha junto com minha mãe e minha outra irmã Bia que também é madrinha. As madrinhas tem um papel muito importante: auxiliar a noivas com os detalhes do casamento e um deles é o chá de cozinha, que na maioria das vezes é organizado pelas madrinhas, desde fazer a lista de presentes, a decoração, as brincadeiras e convidados. Essa decoração foi fácil, pois a noiva queria algo bem simples e discreto.

chv27      chv25

A ORGANIZAÇÃO: Pensamos em fazer algo bem agradável, pois já foi a época de ridicularizar as noivas com brincadeiras sem graça e que muitas vezes até os convidados ficam sem graça e as vezes nem vão ao chá por causa das brincadeiras. Pensando nisso resolvemos poupar a noiva e convidados de ficarem se expondo ao ridículo, com aquelas brincadeirinhas de sempre e fizemos diferente. Primeiro  cada convidada que chegava eu pedia para em um papel escrever o seu nome e em outro papel a parte escrever uma dica ou mensagem de casamento para noiva sem assinar.  A brincadeira ficou assim: a noiva sorteia uma mensagem e tem que adivinhar quem escreveu, e ai se acertar ela abre o presente da pessoa que ela sorteou a mensagem tiram fotos e etc, e se errar a pessoa que escreveu se identifica para vim abrir o presente e tirar fotos, e se quiser pode ter um castigo ou não… nesse caso não fizemos isso, pois só o fato de ler e adivinhar quem escreveu as mensagens foi uma forma de entreter as pessoas que acabam entrando na brincadeira tentando adivinhar e fazendo comentários a respeito das mensagens (essa brincadeira foi parte ideia minha e parte ideia da amiga da noiva “a Lívia”). E no final ela sorteia os nomes para entregar brindes (no caso sorteamos 4 nomes, pois tinha 4 brindes: 2 móbiles e 2 kit prendedores decorados). Essa pode ser uma dica para seu chá, ou o chá de quem você está organizando, outra dica legal é pedir para que as convidadas tragam uma receita escrita para fazer um livro de receitas para a noiva.

A DECORAÇÃO:

PAINEL:

chv23      chv28

A principio fiz essa montagem para usar junto com as Bandeirolas no painel de cima, mas na hora mudei de ideia e colei com um pingo de cola quente no TNT que usei para forrar/cobrir a churrasqueira. Esses desenhos eu peguei na internet e no programa PhotoScape eu fiz uma montagem e coloquei as iniciais dos Noivos, deixando personalizado.

chv7      chv8

BANDEIROLAS:

chv26

Usando as cores vermelho e branco, eu pesquisei e escolhi  na internet um plano de fundo romântico vermelho de corações branco, uma moldura redonda vermelha para colocar em volta das letras, e umas imagens no formato PNG de bule e xícaras vermelha e branca. Para montar as bandeirolas eu usei o programa Photoscape, (é um programa Fácil de mexer e só questão de pratica).  Depois de criar as bandeirolas no PhotoScape , eu imprimi, recortei e comecei a montar (obs: para imprimir eu usei o programa Word usando 2 bandeirolas por folha A4, cada bandeirola você pode ampliar um pouco e colocar no formato 20cm de comprimento e 14cm de largura, usar Papel fosco ou brilhante acima de 200gr para imprimir). Para montar eu usei uma fita de cetim fina vermelha,  e nas bandeirolas colei fita dupla face fina para anexar na fita de cetim, e entre cada bandeirola eu colei com cola quente mini lacinhos vermelhos (obs: Fiz um varal para cada palavra, deu um total de 4 varais com as bandeirolas).

Abaixo segue as bandeirolas prontas:

CWV1 CWV2CWV3 CWV4CWV17CWV5CWV6 CWV18CWV7 CWV8 CWV9 CWV10 CWV11 CWV12 CWV13 CWV19CWV14 CWV16CWV15

OBJETOS DECORATIVOS DA MESA: 

  • Porta retrato (com a plaquinha de “Seja Bem Vindo ao meu Chá de Cozinha”): Usei um porta retrato vermelho de plástico e fiz a plaquinha no PowerPoint, imprimi e recortei do tamanho de uma foto normal. E usei um outro Porta retrato maior todo branco trabalhado de madeira para colocar a foto do casal que revelei preto e branco.
  • Tábua de Carne (Com uma placa de “Chá da Vanessa”): Usei um Tábua de plástico branca para usar como decoração, eu fiz uma montagem no PowerPoint, imprimi, recortei e colei na Tábua com fita dupla face, para o acabamento eu passei uma fita grossa de cetim vermelha em volta da Tábua e fiz um laço bem delicado (você pode pendurar na parede ou deixar sobre a mesa) ficou uma graça.
  • Bolo de Panelas: É bem criativo e tem tudo a ver com o chá de cozinha, você pode usar 2 ou 3 panelas do mesmo conjunto (nesse caso usei 2) para ficar mais seguro colei uma na outra com cola quente e decorei com fita de TNT brilhante (pode decorar com fita de cetim também).
  • Garrafa de chá: Em um chá de cozinha claro que não pode faltar a garrafa/bule  e as xícaras de chá. Eu usei uma garrafa térmica vermelha (a mesma que usei no meu chá de aniversário…rs) e decorei a garrafa com as iniciais dos noivos e corações feitos com Contact branco, só desenhei, recortei e colei na garrafa. Para acompanhar coloquei na bandeja de inox da minha mãe e duas xícaras de corações para complementar. Ficou Lindo…
  • Arranjo de Macarrão/ Colher de Pau: Essa ideia eu tive na hora que estava arrumando a mesa. Usei dois copos grandes liso de vidro, coloquei uma colher de pau dentro de cada um e preenchi com macarrão tipo parafuso e tipo spaghetti.
  • Arranjo de Flores: Usei o mesmo tipo de copo que fiz o arranjo de macarrão, coloquei em cada copo uma foto do casal (usei 4 copos) e em cada copo coloquei 6 flores, sendo 3 vermelhas e 3 brancas feitas de papel (Essas flores foram feitas pela minha mãe, que tem muito talento para a arte também). Mas se quiser aprender como fazer flores de papel crepom tem dicas nesse link: https://artezananda.wordpress.com/2015/07/24/decoracao-de-festa-julina-2/

Obs: Também fiz um arranjo de vaso solitário usando uma garrafa vazia transparente  que reciclei de suco de uva (500ml), usei pedras decorativas vermelhas para colocar dentro da garrafa, e um buque de flores sempre viva na cor vermelha, e para finalizar forrei a boca da garrafa com fita grossa de cetim vermelha.

  • Toalhas de Mesa: Usei as coisas que já tinha em casa. O Chá foi feito no quintal dos fundos da casa da minha mãe, onde fica a lavanderia também, então usei tecidos para tampar algumas coisas e forrar as mesas. O TNT Vermelho usei para cobrir a maquina de lavar, a churrasqueira e a mesa de presentes, e por cima joguei uma toalha de mesa de renda branca e uma passadeira de crochê para mesa branca. A mesa decorativa forrei com um tecido branco de elastano e por cima joguei de um lado uma passadeira de mesa vermelha e do outro lado uma toalha quadriculada vermelha. E forrei um barril grande (que minha mãe usa para abastecer água da chuva) com tecido branco para  poder usar como mesa. E usei também uma toalha de mesa grande de Renda para fazer o Painel, onde coloquei as bandeirolas.

chv19      chv20

chv21      chv22

chv23      chv24

Modelos Prontos:

chv5      chv4

AS LEMBRANCINHAS: A ideia das lembrancinhas foi da Madrinha Bia, minha irmã. Ela sugeriu fazer prendedores decorados, ai pesquisei na internet sobre esse tipo de lembrancinha e adaptei para um prendedor decorado, ímã de geladeira e porta recados/fotos. (FIGURA 1)Para começar comprei prendedores de madeira grande (usei 4 pacotes com 12 unidades cada). (FIGURA 2) Depois peguei todos retalhos que tinha em vermelho e cortei em tiras da largura do prendedor. (FIGURA 4 ,5,6) Para encapar o prendedor não precisa desmontá-lo, primeiro passe cola de um lado com a ajuda do pincel e coloque o tecido e passe cola por cima do tecido também para permeabilizar a peça, depois faça a mesma coisa do outro lado do prendedor. (FIGURA 7) Espere secar e recorte o excesso de tecido que sobrar nas laterais, por causa da cola que passa o tecido não desfia. (FIGURA 8) Montar: Com cola quente colar a decoração na frente, o ímã na parte de traz e a tag no meio do prendedor (na parte que você abre e fecha). A embalagem foi com um saquinho transparente para aparecer a peça e amarrei com linha para ficar bem artesanal. Deu para fazer também dois kit para brinde com 8 prendedores que sobraram.

chv12      chv13

chv18      chv17

Para decorar os prendedores eu fiz 3 objetos: Uma frigideira de ovo, um bule e uma xícara.

(FIGURA 1,2,3,4) Para fazer a frigideira fiz um molde e risquei no EVA preto, com um tampinha de garrafa pet que era um pouco menor que o molde fiz o detalhe da frigideira e reforcei com caneta bic preta (a borda da panela) e recortei. (FIGURA 5,6,7,8) para fazer o ovo frito usei EVA branco e amarelo. No branco eu risquei com o molde e no amarelo eu fiz com furador de flor para imitar a gema. Para montar a frigideira primeiro com a cola quente eu colo a clara na frigideira, depois a gema em cima da clara usando apenas um pingo de cola quente para não estragar a peça. E finalizei com um lacinho branco no cabo da frigideira. Depois é só montar a peça como expliquei acima.

chv9      chv10

chv14

Para Fazer o Bule e a xícara, usei feltro vermelho e branco, e usei Eva branco e rosa claro para os detalhes.

(FIGURA 1,2) Primeiro risquei os moldes no feltro, recortei e comecei a montar. (FIGURA 3) No EVA eu recortei os detalhes com o furador de coração pequeno. Para montar essa peça tem que ter mais cuidado pois o feltro é mais delicado, cole com cola quente as peças e vá montando, para imitar o saquinho de chá eu usei um pedacinho de feltro rosa e uma linha de bordar branca e na outra ponta colei o coraçãozinho de EVA para ficar pendurado. Para finalizar a peça eu uso Spray jato seco para cabelo, isso evita que a peça fique desfiando e deixa mais durinha.

chv11      chv15

chv16

MODELO DA TAG PARA LEMBRANCINHA:

chv6

OS BRINDES: Criei duas peças para dar de brinde (Sorteio). Fiz dois móbiles que serve para decorar a casa na cozinha , na entrada, na varanda, enfim onde quiser.

chv3

Primeiro Fiz o molde da Vaquinha e de coração, Passei o molde no feltro nas cores bege, marrom e rosa , depois fui fazendo os detalhes ( as manchas da vaquinha, o olhinho de meia perola e a boquinha e o nariz bordado).  E para montar eu usei um elástico redondo fino na mesma cor da que fiz a vaquinha (bege) para pendurar o móbile. Fiz o móbile frente e verso, para isso anexei um lado com um pouco de cola quente e colei no outro e fiz o acabamento costurando ao redor da peça fazendo o ponto caseado. Finalizei a peça colando uns lacinhos branco. Para fazer o móbile da coruja é a mesma coisa, a única coisa que muda é que a coruja é um aplique de MDF que comprei pronto que só colei e montei. Também finalizei essas peças com spray jato seco para cabelo, para que a peça não fique desfiando e fique mais durinha.

chv1 chv2

CONSIDERAÇÕES FINAIS: Gostei muito de poder fazer essa decoração, pois foi para uma pessoa muito especial, minha querida Vanessa,  te desejo toda felicidade do mundo, e que seja muito feliz. TE Amo Irmãzinha #FAMÍLIABARBOSA

chv29

At. Fernanda Barbosa

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s